Uma peça fundamental para o bom funcionamento da pia é o sifão, que, muitas vezes, por ficar escondido, acaba não sendo tratado com a importância que merece pelas pessoas.
Se você está a pensar em ter obras em sua residência, saiba que os sifões não são todos iguais e escolher uma boa peça pode fazer toda a diferença no funcionamento adequado das suas canalizações. Se precisar de serviços de canalizadores ou desentupimentos na zona de Lisboa, contacte a SOS Multiassistência.
O que é o sifão?
O sifão é uma peça formada por um compartimento que retém água e é encontrado na saída das sanitas, nos ralos sifonados, em caixas de inspeção na rede de esgoto e também nas pias das casas de banho, da lavanderia e da cozinha. Sua função é transportar um líquido de uma altura para outra mais baixa e também evitar o mau cheiro proveniente das canalizações. Existem vários tipos de sifões, desde o em formato de “S” (mais conhecido por ser usado nas pias) até o “em copo” (que se assemelha a um copo dentro do outro).
Quais os tipos de sifão?
Existem vários tipos e modelos de sifão que podem ser usados de acordo com a sua necessidade. Veja alguns:
- Sanfonado ou extensível: é o sifão mais versátil, já que pode ser flexionado em todas as direções, o que permite que a sua saída seja estendida para alcançar a conexão com o esgoto em qualquer posição. É bastante utilizado em pias de casas de banho e cozinhas.
- Fixo: normalmente é feito em metal e não oferece ajustes de instalação. Ele não é indicado para pias de cozinha, pois não oferece ajustes, ou seja, você não poderá trocar o ralo ou a cuba com medidas diferentes do que foi instalado.
- Articulado: pode ser de metal ou PVC rígido e oferece um pouco mais de ajuste no posicionamento do que o fixo.
- Multiuso: pode ser utilizado em vários tipos de pia, como da cozinha, das casas de banho e dos tanques.
- Misto: normalmente possui um copo que se encaixa no ralo e uma saída sanfonada que se encaixa na tubulação do esgoto e vice versa.
- Flexível: é de plástico flexível e resistente, mas não oferece muitos ajustes na instalação e por isso, hoje, ele é pouco utilizado.
Quais os materiais do sifão?
Assim como o modelo, o sifão também pode ser encontrado em materiais diferentes, o que deve ser levado em consideração na hora de comprar a peça mais adequada para o seu caso.
- Metálico: são os mais caros e também os mais resistentes. A maioria dos modelos apresenta um copo removível e rosqueável, o que ajuda na hora de realizar a limpeza e a retirada dos detritos sólidos em caso de entupimento. Porém, os sifões feitos com esse material não são muito versáteis, o que pode limitar os ajustes na instalação e também dificultar a hora de realizar uma troca de pia ou cuba.
- Plástico de polipropileno: são os modelos mais econômicos e também os menos resistentes. Os plásticos podem sofrer degradação com o tempo, principalmente quando são expostos à luz solar, a produtos de limpeza e a fungos e bactérias. Tudo isso pode causar manchas, ressecamento e amarelamento, o que pode resultar em furos e rachaduras que causam fugas de água e muitos transtornos.
O que levar em consideração na hora de escolher o melhor sifão para a minha pia da cozinha?
Com todas essas informações, você já pode perceber que os sifões não são todos iguais. Para lhe ajudar a encontrar o modelo ideal para o seu caso, separamos algumas dicas:
- Vedação: a parte mais importante de um sifão são as juntas, porque elas são as responsáveis por vedar totalmente a peça e evitar futuras fugas de água. Por isso, busque por materiais de boa qualidade.
- Qual a garantia e a qualidade do material? Fique atento pois muitos sifões têm preços baixos, mas não oferecem uma vida longa grande, já que são feitos de materiais de qualidade inferior, o que, com o passar do tempo, poderá lhe causar muitos problemas como fugas de água, entupimentos, entre outros.
- Possibilidade de desmonte: alguns modelos permitem que o copo inferior (onde ficam alojados os detritos vindos da pia da cozinha) seja retirado para a limpeza. Esse é um fator muito importante, pois irá facilitar na hora de manter o seu sifão limpo e a funcionar perfeitamente. Mas, fique atento, porque nem todos modelos são desmontáveis e, alguns, sequer apresentam o copo – um ponto bem negativo, já que irá dificultar muito a manutenção. Mesmo alguns modelos desmontáveis não são compostos pelo copo, o que faz com que a água fique alojada ao longo do sifão e não em um único local.
- Fecho hídrico: considere comprar um sifão que possui essa peça, pois ela ajuda a impedir o mau cheiro. Note que nem todos os sifões apresentam fecho hídrico, então, fique atento.
- Tamanho: estar atento a medida do diâmetro do sifão também é muito importante na hora de comprar a peça. Os sifões usados nas pias das casas de banho geralmente possuem 32 mm de diâmetro, já os das pias da cozinha, 38 mm. Não se esqueça, também, de medir o diâmetro do cano no qual ele será instalado. Já existem no mercado peças com mais de uma medida.
Como instalar um sifão?
Antes de começar, caso vá fazer a troca da peça, desinstale o sifão existente e não se esqueça de fazer uma limpeza do tubo com um pano macio, água e sabão neutro.
- Posicione o sifão: passe a fita veda rosca na saída da válvula de escoamento. Rosqueie provisoriamente o sifão na válvula e alinhe a saída da peça com a saída do esgoto.
- Preste atenção as medidas: encaixe o tubo do sifão na saída do esgoto e meça a distância entre o sifão e a parede.
- Corte o tubo: caso seja necessário, corte o tubo do sifão na medida que você retirou no item anterior.
- Encaixe o tubo no sifão: solte o sifão da válvula de escoamento e encaixe o tubo. Atenção: o lado cortado deve ficar voltado para a parede.
- Instale o tubo: encaixe o tubo na saída do esgoto.
- Encaixe o sifão: rosqueie o sifão na válvula de escoamento, aperte até atingir a vedação e ajuste a canopla na parede. Não use chave de aperto nas partes cromadas.
- Teste: deixe a água correr para verificar se há fugas de água. Limpe o sifão com um pano macio e pronto.
Este artigo foi oferecido pela empresa de canalizadores e desentupimentos SOS Multiassistência, aceda ao site em multiassistencia.pt.